Ensaios sobre Pobreza e Desigualdade
Os Ensaios sobre Pobreza são estudos elaborados pelo LEP, cuja finalidade principal é tratar um determinado problema na área de desenvolvimento econômico de forma mais acadêmica, oferecendo ao leitor a possibilidade de um maior detalhamento da metodologia científica adotada. Normalmente, os Ensaios trazem sugestões de correções ou aprimoramento das políticas públicas em curso sendo também, na maioria deles, encaminhados para publicações em revista científicas especializadas.
Ensaio nº 28 – Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Ceará a partir do Método de Controle Sintético Generalizado.
Ensaio nº 27– Contabilizando os Determinantes da Redução na Pobreza no Ceará (2004-2014)
Ensaio nº 26 – Efeito da Desigualdade no Crescimento Econômico dos Municípios Brasileiros: Uma Análise com Base no Jackknife Model Averaging
Ensaio nº 25 – Desigualdade por Setor de Atividade Econômica: Uma Análise de Decomposição para o Brasil, Sudeste e Nordeste
Ensaio nº 24 – Pobreza Multidimensional e Pobreza Monetária no Nordeste: Análise Comparativa da Focalização do Programa Bolsa Família em 2012
Ensaio nº 23 – Autonomia Financeira e Responsabilidade Fiscal dos Estados Brasileiros: Quais os Efeitos sobre os Indicadores Sociais?
Ensaio nº 22 – Análise da Qualidade do Crescimento Econômico nos Estados Brasileiros de 1995 a 2008: Quão Elásticos São os Indicadores de Pobreza com Relação ao Crescimento?
Ensaio nº21 – Crescimento Pró-Pobre no Brasil: Uma Avaliação Empírica da Década de 1990
Ensaio nº 20 – Decomposição da Variação da Pobreza em Efeito Crescimento e Desigualdade.
Ensaio nº 19 – Rebatimento Regionais de Bem-Estar Social no Brasil: Considerações a Partir dos Ciclos Econômicos da Renda Nacional e da Estrutura do Mercado de Trabalho.
Ensaio nº 18 – Determinantes da Desigualdade de Renda em Áreas Rurais do Nordeste.
Ensaio nº 17 – O Crescimento Econômico no Ceará foi a Favor dos Mais Pobres? Evidências Comparativas com o Nordeste e o Brasil a partir do Desempenho do Mercado de Trabalho nas Zonas Urbanas, Metropolitanas e Rurais.
Ensaio nº 16 – O que mais Impacta a Redução da Pobreza: o Crescimento da Renda ou Redução da Desigualdade? Estimativas para as Regiões Brasileiras e os Setores da Atividade Econômica.
Ensaio nº 15 – Foi o Crescimento Econômico Pós-Plano Real a Favor dos Mais Pobres? Evidências para as Regiões Brasileiras a partir dos Ganhos de Produtividade no Mercado de trabalho.
Ensaio nº 14 – Saindo da Pobreza com Microcrédito. Condicionantes e Tempo de Ascensão: O Caso dos Clientes do Crediamigo.
Ensaio nº 13 – Os Programas de Transferências de Renda do Governo Impactam a Pobreza no Brasil?
Ensaio nº 12 – Renda Básica da Cidadania ou Imposto de Renda Negativo: Qual o Mais Eficiente no Combate a Pobreza?
Ensaio nº 11 – Determinantes Recentes da Desigualdade Salarial no Nordeste do Brasil.
Ensaio nº 10 – Novas Evidências para as Taxas de Pobreza no Brasil.
Ensaio nº 09 – Uma Análise Econométrica do Impacto dos Gastos Públicos Sobre a Criminalidade no Brasil
Ensaio nº 08 – Desigualdade de Renda no Nordeste Brasileiro: Uma Análise de Decomposição.
Ensaio nº 07 – Crescimento Pró-Pobre: Diferenças de Intensidade Entre Rural e Urbano no Período 2002-2005.
Ensaio nº 06 – O Desequilíbrio Regional Brasileiro: Novas Perspectivas a Partir das Fontes de Crescimento “Pró-Pobre”.
Ensaio nº 05 – Income Inequality and Barriers to Human Capital Accumulation in Brasil.
Ensaio nº 04 – Crescimento Econômico, Concentração de Renda e seus Efeitos Sobre o Nível de Pobreza dos Estados Brasileiros.
Ensaio nº 03 – Discriminação como Fonte de Desigualdade de Rendimentos no Mercado de Trabalho das Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.
Ensaio nº 02 – Medidas de Pobreza e Desigualdade: Uma Análise Teórica dos Principais Índices.
Ensaio nº 01 – Crescimento Econômico, Pobreza e Desigualdade de Renda: o que sabemos sobre eles?