gov.br

Laboratório de Estudos da Pobreza

Área do conteúdo

Artigo de pesquisadores do LEP foi apresentado no 47° Encontro Nacional de Economia.

Data de publicação: 16 de dezembro de 2019. Categoria: Sem categoria

O artigo intitulado Avaliação dos fundos estaduais de combate à pobreza no Nordeste a partir do Método de Controle Sintético Generalizado, de autoria dos pesquisadores do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), os professores Vitor Hugo Miro (UFC), Francisca Zilânia Mariano (UFC), João Mário Santos de França (CAEN/UFC e IPECE) e a pesquisadora Marília Rodrigues Firmiano (IPECE), foi apresentado no 47° Encontro Nacional de Economia.

O 47° Encontro Nacional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, foi realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2019 na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV).

O artigo foi apresentado pelo professor Vitor Hugo Miro em sessão ordinária realizada na tarde do dia 12 de dezembro. Segue abaixo um resumo do artigo e link para da publicação nos anais do Encontro.

AVALIAÇÃO DOS FUNDOS ESTADUAIS DE COMBATE À POBREZA NO NORDESTE A PARTIR DO MÉTODO DE CONTROLE SINTÉTICO GENERALIZADO

Resumo

O objetivo deste trabalho é estimar o efeito da criação dos Fundos Estaduais de Combate à Pobreza (FCP) sobre a proporção de pobres nos estados do Nordeste. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de um modelo de Controle Sintético Generalizado recentemente desenvolvido por Xu (2017). A partir dos dados sobre pobreza, renda média e desigualdade de 1981 a 2014, extraídos do IPEADATA, constatou-se efeito significativo sobre a redução da pobreza na região após os primeiros estados estabelecerem seus FCP em 2003, cujo impacto médio foi de, aproximadamente, 9% e com tendência crescente ao longo dos anos considerados. Além disso, após uma análise separadamente dos estados verificou-se que todos apresentaram efeitos significantes a partir de 2006.