Boletim Desenvolvimento Econômico em Foco aborda indicadores de pobreza durante o ano de 2020 no Ceará.
Data da publicação: 31 de março de 2021 Categoria: Sem categoriaEm uma nova edição do boletim Desenvolvimento Econômico em Foco, os pesquisadores do LEP Vitor Hugo Miro (professor do PPGER/UFC) e Natália Carvalho Araújo (discente do PPGER/UFC) apresentam indicadores de renda e pobreza utilizando dados da PNAD COVID-19, levada a campo pelo IBGE entre maio e novembro de 2020.
A análise teve como foco as variações no indicador de rendimento domiciliar per capita e dos indicadores de pobreza e pobreza extrema ao longo do ano de 2020, bastante afetado pela pandemia de Covid-19. As informações apresentadas na análise mostram que o Auxílio Emergencial foi extremamente importante para minimizar os efeitos da redução de atividades econômicas sobre a renda das famílias e teve como efeito a redução nas taxas de pobreza. Os dados mostram que os indicadores de pobreza foram bastante sensíveis à redução do valor do Auxílio em setembro de 2020, com forte aumento da proporção de pobres e extremamente pobres, principalmente entre os estados Nordestinos, com destaque para o Ceará. Essa evidência sinaliza que, em um cenário com novas restrições em função da pandemia de Covid-19, a politica de transferências governamentais é essencial para evitar uma brusca piora dos indicadores socioeconômicos.
O boletim pode ser acessado aqui: Indicadores de renda e pobreza no Ceará em 2020: o que dizem os dados da PNAD Covid-19